Translate

terça-feira, 5 de maio de 2009

Treinadores sem Fé

Muitas foram as vezes em que assisti a questões colocadas por jornalistas a treinadores antes de estes defrontarem um clube grande, onde as suas respostas deixavam no ar um cenário de descrença na vitória, como que um sentimento prematuro de derrotado, numa mensagem plena de desconfiança nas capacidades dos seus atletas mas também uma falta de confiança em si, atributos muito pouco próprios para um líder, para um treinador!
Não me passa pela cabeça que na Liga Sagres seja impossível a qualquer equipa que seja vencer outra, nem que qualquer que seja o clube não grande possa ser campeão nacional, inseridos num contexto de estruturação. Treinador que não sonhe e não faça sonhar os seus atletas não deve treinar, devendo dar lugar a quem acredite em si e não subestime o potencial dos seus atletas, parecendo-me um pouco mais correcto subestimar o adversário. Quando não se subestima o adversário normalmente assistimos a discursos discursos demagógicos e por vezes excessivamente hipócritas, passando a batata quente para a equipa contrária.
Em José Mourinho e Jaime Pacheco pudemos verificar essa lei de Fé, transmissão de se conseguir o que muitos acreditam ser impossível, motivar o atleta mais impossível de ser motivado, transformando um plantel de equipas de grandeza aparentemente inferior capazes de ombrear lado-a-lado com qualquer clube. Para tal, não esqueçamos a época 2001\2002 quando José Mourinho sai em Dezembro rumo ao FC Porto, deixando a União de Leiria no 2º lugar, ficando a pairar no ar a ideia de que se não tivesse saído teríamos hoje um U. Leiria na montra dos clubes campeões nacionais! Não esqueçamos também o magnífico trabalho de Jaime Pacheco quando alcançou o campeonato nacional pelo Boavista FC e duas épocas mais tarde atinge a maia-final da Taça UEFA.
Reparemos onde estavam há uns anos atrás os atletas que compõem os plantéis dos clubes grandes e pensemos onde poderão estar daqui a uns anos os atletas que compõem os outros plantéis e pensemos que o futuro dos atletas depende deles próprios e de quem acredita neles ...

Sem comentários:

Enviar um comentário