Translate

domingo, 19 de abril de 2009

Clubes Portugueses nas Competições Europeias

Altura de reflectir acerca do que se vai passando com o futebol português nas competições europeias.
Luta-se arduamente pela presença na prestigiada Champions League e depois luta-se pela passagem à fase seguinte, ficando-se pelos oitavos-de-final.
- Não será preferível lutar numa competição onde se tenha asas para poder voar ?
- Serão os €uros duma competição mais importantes que a conquista de troféus ?
- Ficará melhor no historial dos clubes, atletas e treinadores os Quartos-de-Final duma Champions League ou uma conquista da Taça UEFA ?
Com tudo isto pretendo dizer que antes de querer conquistar o Céu deve-se primeiro conquistar a Terra! Reparemos que países como, por exemplo, Rússia, Roménia, Ucrânia já nos ultrapassaram no Ranking de clubes UEFA, tendo como efeito quase imediato, a redução do número de clubes nacionais a poderem participar nas competições europeias, e um facto é que foi precisamente na Taça UEFA onde extraíram os pontos, enquanto isso, andámos na ganância dos €uros, pelo simples orgulho de passar de grupo. Há uns anos o CSKA Moscovo venceu o Sporting, no ano passado venceu Zenit, este ano um clube ucraniano estará na final da taça uefa!
Reforço a ideia de que, até um plantel se encontrar solidificado, é melhor ficar no 3º lugar na fase de grupos da Champions League, que dá acesso à continuação em prova na taça UEFA, contribuindo com mais hipóteses de sucesso, expressas em pontos para o ranking e até mesmo a grande chance de ganhar essa competição e valorizar os atletas quer a nível de currículo, quer de valor do passe!
O melhor exemplo foi o FC Porto de José Mourinho que ganhou primeiro a taça UEFA, conquistando a Terra e só depois a Champions League, conquistando assim as estrelas!

Sem comentários:

Enviar um comentário