Translate

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Florentino Pérez - O Inflaccionador do Mercado


Quem não se lembra da equipa de galácticos construída por Florentino Pérez quando em 2000 assumiu a presidência Madrilenha ?! Nesse ano estabeleceu a transferência recorde do "market" futebolístico, com a aquisição de Luís Figo ao rival Barcelona por 61,5 Milhões de Euros. Já no ano seguinte, em 2001, adquiriu Zidane à Juventus por 73,5 Milhões de Euros estabelendo um novo recorde. Em 2002, foi a vez de Ronaldo trocar o Inter pelos galácticos, por 43,9 Milhões de Euros
Este ano voltou a assumir a presidência do Real Madrid e consigo surge uma nova era Galáctica traduzida nas aquisições de Kaká ao Milan por 65 Milhões de Euros e de Cristiano Ronaldo ao Manchester United por 94 Milhões de Euros, esta última um novo recorde do mercado de transferências.
Repare-se que Florentino Pérez está no pódio das transferências mais elevadas de todos os tempos - não sendo garantias de sucesso desportivo, são sim um pronúncio da inflacção de um cada vez mais Mundo Capitalista do Futebol não sendo por isso de admirar que a partir 2001 a média dos montantes de uma normal transferência se situem num intervalo entre os 1,5 e 3,0 Milhões de Euros.
Todo este cenário de inflacção é o habitat perfeito para os empresários de futebol, hoje conhecidos por Agentes FIFA.

Sem comentários:

Enviar um comentário